Laboratórios

A infraestrutura do Programa é composta por laboratórios utilizados por pesquisadores, alunos de mestrado e alunos de graduação para a realização de diversos projetos e demandas afins

LMSE – Laboratório de Modelagem Computacional de
Sistemas de Energia Elétrica

As atividades deste laboratório estão voltadas para a pesquisa e o desenvolvimento de metodologias para a solução de problemas relacionados ao planejamento e operação de sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica. Tais pesquisas envolvem a aplicação de métodos computacionais, técnicas de otimização e sistemas inteligentes a problemas como: estimação de estado em redes de transmissão e distribuição de energia elétrica, planejamento da manutenção de equipamentos de transmissão, compressão de dados em redes de distribuição inteligentes, dentre outros.

Site:  http://lmse.uff.br/

Laboratório de Eletrônica

Trata-se de um espaço com dez bancadas, equipado para experiências e projetos em eletrônica analógica e digital. O laboratório também possui microcomputadores, com acesso à rede, para simulação e projeto.

Laboratório do Grupo de Pesquisa em Controle Avançado de Máquinas Elétricas

As atividades deste laboratório estão voltadas à consolidação de uma área de pesquisa em controle eletrônico de máquinas elétricas (acionamentos). Um dos alvos principais são os servo motores elétricos, elementos básicos para a automação eletromecânica, que vem tomando o espaço da automação hidráulica e pneumática, de tal modo que deslocamentos longitudinais ou angulares sejam comandados por sistemas eletrônicos que apliquem técnicas de controle sofisticadas. Ao longo da sua existência, diversos trabalhos de conclusão dos cursos de engenharia elétrica e mecânica e, também, dissertações de mestrado foram desenvolvidas com a infraestrutura disponível. Entre outros equipamentos, este dispõe de fontes de alimentação, placas de aquisição de dados, osciloscópios digitais, computadores do tipo desktop e laptops. Desta forma, o laboratório se disponibiliza ao desenvolvimento de aplicações que possam ser inseridas no parque industrial brasileiro, diminuindo a dependência tecnológica.

LaCOp – Laboratório de Comunicações Ópticas

Contando com oito bancadas ópticas e quatro bancadas de eletrônica para confecção de pequenos circuitos, este laboratório possui diversos equipamentos e componentes ópticos modernos, atendendo aos projetos de pesquisa em sensores e comunicações ópticas. Além disso, mantém um espaço reservado, com computadores instalados, para uso exclusivo dos alunos de projetos e dissertações.

LaPEC – Laboratório de Projetos em Eletrônica e Computação

Trata-se de um espaço equipado para desenvolvimento de projetos e experiências na área de processamento de sinais, além de área reservada para estudo, com computador instalado.

LaProp – Laboratório de Propagação

O Laboratório conta com uma sala de experimentação de antenas, propagação e confecção de circuitos e antenas impressas, além de outra para estudos e acompanhamento de projetos e dissertações, com servidor e computadores instalados. São desenvolvidas atividades de medições em radiofrequência, incluindo modernos equipamentos, antenas e dispositivos, além de testes de aquisição de sinais para preparação de realização de sondagem de canal rádio em campo.

LABLUX – Laboratório de Luminotécnica

Acreditado pelo INMETRO para realização de ensaios em atendimento ao Programa Brasileiro de Etiquetagem, na área de luminotécnica, realiza ensaios em diversos tipos de lâmpadas, ensaios de segurança elétrica, reatores, etiquetagem para selo PROCEL e conformidade de produtos.

SuperLab – Laboratório de Supercondutividade Aplicada

O SuperLab tem como metas a realização de pesquisas científicas básicas e o desenvolvimento tecnológico, através da construção de protótipos pilotos de dispositivos supercondutores de cunho prático. Na parte científica, o laboratório investiga as propriedades dos novos materiais supercondutores e desenvolve modelos para realizar simulações e projetos de dispositivos que usam estes materiais. Quanto à pesquisa tecnológica, esta é realizada através da construção de protótipos pilotos para prova de conceito de funcionamento de alguns equipamentos elétricos de potência. A cooperação com a indústria é um dos focos do laboratório, que permitirá a fabricação dos equipamentos projetados.

MídiaCom – Laboratório de Comunicação de Dados Multimídia

O Laboratório MídiaCom tem como finalidade principal oferecer suporte à pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de Comunicação de Dados Multimídia com ênfase nas linhas de Redes Mesh sem Fio, Engenharia de Redes de Telecomunicações, Televisão Digital Interativa, Sistemas Hipermídia e Aplicações e Protocolos de Streaming. Além disso, atua na área de Telemedicina, nos subprojetos de processamento avançado de imagens médicas e sistemas de informação em saúde, com aplicações em atendimento médico emergencial e vigilância em saúde pública.

Site: www.midiacom.uff.br

NITEE – Núcleo de Inovação Tecnológica em Engenharia Elétrica

O NITEE foi fundado em 2018 com o objetivo de integrar professores e alunos em um ambiente de pesquisa motivador e com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de novas tecnologias em Engenharia Elétrica. O grupo surgiu da união de pesquisadores de diferentes áreas e instituições, formando um laboratório multidisciplinar, capaz de atuar em todas as fases da cadeia de inovação. Através de parcerias com empresas e do desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas da sociedade, busca-se a aproximação da universidade com a indústria e o setor produtivo. As atividades do NITEE tem sido financiadas por: CNPq, FAPERJ, INERGE, CAPES e projetos de P&D. O grupo atua na formação de recursos humanos desde a iniciação científica até o doutorado, objetivando a produção de teses, dissertações, artigos em periódicos e patentes, além da transferência de conhecimento para o setor industrial. Maiores informações podem ser encontradas em nosso site ( http://nitee.uff.br/).

LETD – Laboratório de Estudos de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas relacionadas a sistemas de Transmissão e Distribuição, aéreos e subterrâneos; soluções de software e hardware nas áreas de gerenciamento da manutenção, gerenciamento de ativos, perdas técnicas e não técnicas, confiabilidade de sistemas e redes inteligentes. Possui equipamentos como termovisores, radar de prospecção de ligações clandestinas, microcontraladores, geradores de função, que propiciam aos alunos condições de desenvolverem suas pesquisas.

FRIENDS Lab – Flexible, Resilient and Intelligent Energy Delivery System Lab

Situado na sala 335A do bloco D da Escola de Engenharia, o laboratório do grupo de pesquisa FRIENDS Lab possui bancadas e estações de trabalho utilizadas por alunos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de pesquisas na área de Inteligência Computacional Aplicada a Sistemas de Energia Elétrica. O grupo vem desenvolvendo trabalhos envolvendo a aplicação de Machine Learning, Analytics, Swarm Intelligence e Knowledge-Based Systems para solução de problemas do setor de energia. Os trabalhos do grupo vem sendo financiados com recursos de agências de fomento (FAPERJ, CAPES e CNPq) e de projetos de P&D (ANEEL e ANP), como também oriundos da participação do grupo no INERGE (INCT em Energia Elétrica).

Laboratório de Pesquisa em Eletrônica de Potência

Ocupando um espaço aproximado de 35 m2, neste laboratório são desenvolvidos muitos dos trabalhos do grupo de pesquisa Controle Avançado de Máquinas Elétricas, formado em 1999. Estes estão voltados à consolidação de uma área de pesquisa em controle eletrônico de máquinas elétricas (acionamentos) e com uma visão multidisciplinar. Um dos alvos principais são os Servo motores elétricos, elementos básicos para a automação eletromecânica, que vem tomando o espaço da automação hidráulica e pneumática.

Laboratório de Ensino e Pesquisa de Redes de Nova Geração

É um grupo de pesquisa de excelência que desenvolve atividades de ensino e pesquisa na Graduação de Engenharia de Telecomunicações e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense. As principais atividades de pesquisa desenvolvidas relacionam-se aos seguintes temas: Inteligência Artificial, Segurança em Redes, Redes de Próxima Geração, Redes Móveis, Redes Sociais e Computação em Nuvem, em Névoa e em Borda.

Site:  https://www.labgen.lid.uff.br/site/