Orientações Gerais

  • Manterem atualizados seus e-mails e números de telefones na secretaria do curso;
  • Lerem o regimento interno do Programa na página;
  • Lerem as regras para obtenção de grau em mestrado
  • Lerem as regras para obtenção de grau em doutorado
  • Consultarem a página do Programa com frequência;
  • A frequência é obrigatória, sendo considerados reprovados os alunos que não obtiverem frequência correspondente a, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e/ou atividade acadêmica;
  • Serão considerados reprovados na disciplina e/ou atividade os alunos que obtiverem média inferior a 6,0 (seis), por disciplina e/ou atividade acadêmica;
  • Para defender o mestrado ou o doutorado, é preciso ter média 7,0 nas disciplinas;
  • Alunos de mestrado precisam ter pelo menos um artigo publicado com seu orientador em congresso ou revista indexada qualis B ou superior, enquanto que alunos de doutorado precisam ter pelo menos um artigo publicado em revista indexada com alto fator de impacto.
  • Não serão mais autorizados à inscrição em disciplina, sendo desligados, os alunos que obtiverem 2 (duas) reprovações ou especiais com 1 (uma) reprovação;
  • O aluno poderá cancelar ou incluir disciplinas, conforme calendário divulgado pela Coordenação durante o período de inscrição em disciplinas;
  • Não será admitido o trancamento da matrícula no primeiro período cursado.
  • Alunos de mestrado e doutorado deverão realizar prova de inglês; Alunos de doutorado deverão ainda realizar a prova de espanhol ou de francês.
  • Poderão permanecer em trancamento por, no máximo, 01 (um) semestre letivo. (O trancamento da matrícula deverá ser solicitado ao Colegiado no programa, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico).

Inscrição em Disciplinas

Caso o número de alunos inscritos em uma disciplina exceda o número de vagas disponibilizado, os seguintes critérios serão adotados:

Disciplinas obrigatórias

1º Alunos regulares

2º Alunos especiais

Disciplinas optativas

1º Alunos regulares

2º Alunos especiais com pesquisa na linha da disciplina

Solicitação de auxílio estudante

Preencher o formulário anexo, que deverá ser enviado com as devidas assinaturas e encaminhar os seguintes documentos:

  • Declaração de aluno regular atualizada;
  • Capa do artigo (primeira folha);
  • Carta de aceite de trabalho científico;
  • Folder do evento;
  • Folha da taxa de inscrição com os valores.
Quando for solicitar passagens
  • Deve ser apresentado uma consulta de valor para solicitação de passagens, ida-volta.
Quando for solicitar diárias
  • Para solicitações que contenham diárias (nacional/internacional) o valor deve ser consultado na tabela acima.
Prestação de contas
  • A prestação de contas deve ser entregue em até 7 dias úteis após o evento;
  • A Prestação de Contas deve estar preenchida digitalmente e devidamente assinada;
  • Não serão aceitas prestações com correções em caneta.
Formulários e documentos necessários
Documentos a serem anexados para prestação de contas
  • Certificado/diploma de participação em evento;
  • Comprovantes de embarque/desembarque (Para solicitações de passagens, terrestre ou aérea, dentro do período do evento)
  • O aluno deverá chegar a cidade destino a partir do dia imediatamente anterior ao início do evento (início do evento pela manhã) e deverá retornar até o dia imediatamente ao fim do evento, conforme determinação legal;
  • Comprovantes de pagamentos de taxa de inscrição (Para solicitações de taxa de inscrição);
  • Data (posterior ao recebimento do valor), e valor devem ser apresentados.???

Modelos para elaboração de Dissertações e Teses