Sistemas de Telecomunicações

A área de Sistemas de Telecomunicações objetiva o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento de diversas técnicas utilizadas para planejar, especificar, projetar, construir, operar e administrar os diversos sistemas de telecomunicações, incluindo transmissão de sinais, redes, propagação, comunicações ópticas, dispositivos e equipamentos utilizados em telecomunicações, integração de sistemas complexos de telecomunicações, e outras correlatas, bem como técnicas auxiliares, incluindo-se as disciplinas básicas que sejam necessárias.

 

As atividades atuais do corpo docente estão divididas nas seguintes linhas de pesquisa:

Sinais e Sistemas de Comunicações Móveis

O objetivo geral é o estudo da propagação das ondas eletromagnéticas no canal rádio, técnicas de transmissão e recepção de sinais, desenvolvimento de dispositivos e antenas para altas frequências em tecnologia impressa e estudos dos algoritmos de compressão de dados, análise e síntese de sinais de voz, vídeo e imagens digitais e reconhecimento de voz e de locutor. Especificamente, o comportamento da propagação rádio móvel, nos diversos ambientes, é estudado através da modelagem, caracterização e simulação do canal, incluindo: cobertura, estatísticas de sinal e dispersão temporal e espectral. Complementando, também são estudadas as técnicas de recepção ótima através de esquemas de diversidade, MIMO e codificadores mais apropriados para as comunicações sem fio, equalizadores e técnicas de modulação/demodulação usando multiportadora. Além disso, são realizados e implementados projetos de circuitos de alta frequência em tecnologia de circuito impresso.

 

Sistemas de Comunicações Ópticas

O objetivo geral é o estudo dos diferentes aspectos referentes a sistemas de comunicações ópticos e de sensores a fibras ópticas. De forma específica, através de estudos, experimentos e modelagens numéricas, que se complementam harmonicamente, vem-se atuando nos temas: sistemas ópticos a fibras de sílica, sistemas para curtas distâncias baseados em fibras ópticas plásticas, amplificadores ópticos, dispositivos a fibras ópticas plásticas, sensores a fibras ópticas, assim como a integração de tecnologias correlatas e consagradas como a acusto-óptica e a MicrowavePhotonics. Adicionalmente, a equipe da Linha de Pesquisa vem adquirindo competência no desenvolvimento de equipamentos com eletrônica embarcada microprocessada.

Redes de Computadores

Nesta linha são estudados os fatores que afetam a qualidade de serviço e de experiência, além do uso eficiente dos canais de comunicação, destacando-se controle de erros, protocolos de comunicação de dados, novas arquiteturas de rede, controle e gerência de redes multimídia. Inclui novos avanços em redes sem fio e redes de sensores, redes definidas por software, segurança, sistema multimídia e Internet do futuro.